sábado, 3 de julho de 2010

Frutas e seus Benefícios.


Que fruta é importante na nossa alimentação, todo mundo sabe. Que as frutas ajudam a melhorar sua saúde, também. Mas será que vc`s sabem dos benefícios de cada fruta???

Bom, é para isso que estou aqui. Selecionei as frutas mais tradicionais na mesa da nossa família, e os benefícios de cada uma.

Banana:

* Depressão: De acordo com recentes estudos, boa parte das pessoas que habitualmente sofrem com depressões sentiram-se substancialmente melhor depois de comerem uma banana. Isto acontece porque a banana contém um tipo de proteína que o nosso organismo converte em serotonina,substância que ajuda a relaxar e te faz sentir melhor.

* Anemia : Fortes em ferro, as bananas estimulam a produção de hemoglobinas e ajudam em caso de anemia.

* Pressão Arterial : Rico em potássio e pobre em sal, a banana é o alimento perfeito para diminuir a pressão arterial. A Food and Drug Administration, nos Estados Unidos até permitiu aos produtores de bananas usarem isso como publicidade.

* Cérebro : 200 estudantes comeram uma banana no lanche, no almoço e no lanche da tarde, e provou-se que o potássio presente no fruto ajudou-os a melhorar a sua concentração.

* Obstipação : Ricas em fibras, a inclusão de bananas nas dietas ajudam a normalizar o trânsito intestinal, permitindo debelar os problemas sem o uso de laxantes.

* Dor de cabeça : Uma das maneiras mais rápidas de curar uma dor de cabeça é fazer uma vitamina de banana com mel. A banana acalma o estômago e com o mel, a batida aumenta os níveis de açúcar no sangue, enquanto o leite acalma e hidrata todo o teu sistema.

* Cansaço matinal : Comer uma banana entre as refeições ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue elevados, combatendo o cansaço.

* Picadas de insectos : Ao ser picado por um inseto, esfregue a zona afetada com a parte de dentro de uma casca de banana. Isso ajuda com que a irritação diminua.

* Nervos : Bananas são ricas em vitamina B, que acalmam o sistema nervoso.Pesquisas em 5.000 pacientes, chegaram à conclusão que os mais obesos são aqueles que têm trabalhos de muita pressão. O relatório concluiu que para combater isto, devemos controlar os nossos níveis de açúcar no sangue devendo consumir comida com muitos hidratos de carbono, como a banana.

* Úlceras : A banana é usada nas dietas contra as desordens intestinais pela sua textura suave e por causa de ser um fruto muito macio. É o único fruto que pode ser comido sem causar distúrbios mesmo nos casos mais graves. Ela também neutraliza a acidez excessiva e reduz a irritabilidade criando uma camada nas paredes do estômago.

* Controlo de temperatura: Muitas culturas vêm a banana como um fruto 'calmante' porque consegue baixar a temperatura, quer física quer emocional, nas mulheres grávidas. Na Tailândia é hábito as mulheres grávidas comerem bananas para se assegurarem de que o seu filho nasce com a temperatura correta. Pode acreditar.

* Fumar : As bananas podem ajudar quem tem a intenção de parar de fumar. As vitaminas B6 e B12, o potássio e o magnésio que contêm, ajudam o corpo a recuperar dos efeitos da falta de nicotina.

* Stress : O potássio é um mineral vital que ajuda a normalizar o batimento cardíaco, que auxilia a ida do oxigénio para o cérebro e que regula a repartição de água pelo corpo. Quando estamos 'stressados' o nosso metabolismo altera-se reduzindo os níveis de potássio. Podemos ajustá-los com a ajuda deste fruto, rico em potássio.

* Cortes : Segundo o 'New England Journal of Medicine', comer bananas regularmente pode reduzir o risco de morte por cortes até mais de 40%.

A banana também traz outros benefícios como: bom humor, energia, calma, reforça a massa muscular e vitaminas. Além disso,a banana ajuda a controlar o organismo no chamado 'jet leg'. Para quem viaja de um continente para outro com muitas horas de diferença do fuso horário, comendo bananas, devido as propriedades do potássio, o organismo consegue ajustar mais depressa ao novo horário. E é uma delíiiciaa!


Maça:

Há quem diga que a maçã costuma “abrir” o apetite, dar mais fome que o normal, mas na realidade, os estudos demonstram que a maça gera um efeito importante na saciedade. As fibras presentes na casca são do tipo insolúveis, então, não são digeridas e ficam presentes por mais tempo no estômago, induzindo a sensação de saciedade. Além de viver mais e com qualidade, a maça reduz a chance da pessoa ter câncer de pulmão, mama, próstata, doenças cardiovasculares e até mesmo asma.

* Excelente para o cérebro, porque contém ácido fosfórico em forma facilmente digerível.

* Contribui para um sono tranqüilo, impede a formação de cálculos, evita a indigestão, previne a infecção da garganta;

* Depura o sangue, por conter ácido málico, limpa o trato vocal, boca, faringe e favorece uma voz com melhor ressonância.

* Ótima para prevenir ou manter a taxa de colesterol em níveis aceitáveis, com a ingestão de uma maçã por dia.


Mamão:

O mamão reserva uma grande quantidade de beta-caroteno, aquela que dá a fruta o tons alaranjado. O Beta-caroteno ao ser ingerido atua como formador de vitamina A, que . ajuda no combate a doencas de pele, cegueira noturna e queda de cabelos.

* Calmante

*Digestiva

* Laxativa, principalmente ao ser ingerida com laranja.

* Indicada para quem possui o estômago sensível, quer emagrecer ou manter seu peso, pois possui baixas calorias.

ALERTA: Nada de exageros!!! O consumo de vitamina A pode causar o acúmulo dessa vitamina no organismo e com isso provocar doenças tão perigosas quanto as doenças causadas pela carência de vitamina A. Então, pegue leve!


Laranja:

Excelente fonte de potássio, essencial para a boa formação do sangue e dos músculos, a laranja é e rica em betacaroteno, que previne o câncer e o infarto.
A membrana branca que recobre a laranja contém muitas fibras e ajuda a combater o colesterol. Isso sem falar da substância que mais lhe dá fama: a vitamina C.

* Laranja lima (ou serra d’água): leve, pouco ácida e doce. Também ajuda o corpo a fazer a digestão.

* Laranja-pêra: assim como as variedades valência, seletas e natais são chamadas de laranja de suco. Ácida, combina bastante com pratos salgados pois atenua a pimenta e serve para balancear alimentos gordurosos.

* Laranja kinkan: Pequena e azeda, é mais usada em doces, compotas e geléias, em que se aproveitam tanto as polpas quanto a casca. Cada 5 kinkans equivalem a uma laranja-pêra.

* Laranja baía (ou laranja-de-umbigo): consistente e firme, é a melhor laranja para comer à mesa, usando garfo e faca.
Na hora de comprar, escolher as mais firmes, que indicam fruta mais fresca. Manchas, furos ou casca enrugada demonstram que a laranja já está velha. Para armazenar, se preferir conservá-la por mais de duas semanas, coloque-as na geladeira.


Morango:

Composto por vitamina C, os morangos ajudam a fortalecer, os ossos, dentes, a combater infecções e a cicatrizar mais rápido os ferimentos. Além disso, ajuda a dar mais resistência aos nossos tecidos, combatendo os radicais livres, e ajuda a evitar as hemorragias.

O morando também é composto de muito ferro, que ajuda bastante no sangue. É bom também para o fígado, garganta, aparelho digestivo e sistema nervoso.

* Laxante para a prisão de ventre

* Auxilia nos problemas de reumatismo, cálculos renais, gota, dores artríticas

* Febre tifóide

* Hipertensão

* Perda da tonicidade da pele

* Catarro pulmonar

O indicado é comer o morando inteiro, pois picar ou levar ao fogo diminui a quantidade de vitaminas. Lembrando que para nós mulheres, possuem mais benefícios, sendo que são elas que mais usam os cosméticos de morango, que é maravilhoso para a pele, com vitamina B5.



E aí? Pronto para encarar uma deliciosa salada de frutas?
;*

Nenhum comentário:

Postar um comentário